Um Espaço Onde Vale a Pena Viver!

FALE CONOSCO [+]

Espaço de Acolhimento e Proteção para o Idoso

ASSEGURAMOS CONFORTO, SEGURANÇA, APOIO,
SOLIDARIEDADE E ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADA

INSTITUTO JARDIM DA MELHOR IDADE

Amor e Carinho que o Idoso Necessita

(11) 2431-0934 - (11) 96716-5028

Imprensa

Cuidados com Idosos nos Dias de Hoje

Em muitos países, o idoso é respeitado até o último dia de sua vida, diferentemente do que acontece no Brasil, onde presenciamos diariamente o desrespeito da população jovem em filas de supermercados ou em transportes públicos, pois já não possuem mais a mesma agilidade de antes para os afazeres diários.

Segundo dados do IBGE, a população idosa brasileira deve quadruplicar até a chegada do ano 2060, visto que, em média a expectativa de vida aumentará de 75 para 81 anos. Com isso, cresce a necessidade de cada vez mais, se pensar em seu conforto e bem estar.

A terceira Idade é uma fase da vida que requer muitos cuidados, pois o ambiente em geral que cerca o idoso precisa ser adaptado de acordo suas novas necessidades. Muitas vezes são adaptações simples, que fazem toda a diferença para atribuir conforto e melhor mobilidade para quem precisa.

Entre essas mudanças, estão algumas decisões que devem ser tomadas pelos familiares, mas sempre que possível, em conjunto com o idoso, que é o principal interessado e quem mais necessita da atenção dos demais neste momento. Uma das principais questões é onde o idoso irá morar a partir de então.

Dependendo do caso, é possível que o idoso more sozinho em uma casa devidamente adaptada para melhor atendê-lo com comodidade e segurança. Tais ações reduzem consideravelmente o risco de acidentes dentro de casa.

No quarto, o ideal é que o criado mudo seja aproximadamente 10 centímetros mais alto que a cama e suas pontas arredondadas e a cama deve permitir o apoio dos dois pés no chão quando sentado. No banheiro, piso antiderrapante e acento do vaso sanitário elevado são imprescindíveis, assim como ausência de degrau.

Na sala, devem ser evitados tapetes e fios de telefone ou outros eletrônicos, pois podem causar quedas. As maçanetas do tipo alavanca são as mais indicadas e boa iluminação na casa também ajuda bastante, bem como uma a fácil localização de objetos de uso contínuo do idoso, sem necessidade de escada para alcançá-los.

Essas são somente algumas das adaptações, porém, em outros casos, estas e outras ainda não são suficientes para atender o idoso, pois são necessários cuidados específicos de profissionais da área da saúde. Nestas situações, a família acaba optando por levá-lo para um lar de idosos.

Os lares de idosos são estabelecimentos de sustento e abrigo para pessoas acima de 60 anos, com dificuldades físicas ou mentais, provocadas por doenças ou pelo avanço da idade. Muitas famílias decidem pela internação do idoso em uma casa de repouso, pois não possuem estrutura adequada para ampará-lo.

Por isso, na hora dessa importante decisão, faça a escolha certa. Muito mais que uma simples casa de repouso, o Instituto Jardim da Melhor Idade, localizado No Jardim Presidente Dutra – Guarulhos é uma clínica geriátrica especializada em cuidados para idosos em sua recuperação de doenças ou cirurgias, com toda estrutura necessária para proporcionar segurança e conforto ao hóspede.

A casa de repouso busca proporcionar aos seus hóspedes todo o conforto e comodidade necessários para essa importante fase de suas vidas, sempre acompanhados por profissionais competentes a fim de garantir seu bem estar em todos os momentos. Estabelecer, acima de tudo, um ambiente familiar, sempre com muito carinho e respeito.

Filipe Miranda